O Facebook recentemente foi multado em mais de U$ 40 milhões, por inflar algumas métricas das campanhas de vídeo. Este fato foi feito por um grupo de anunciantes.

Porem para mim a questão é um pouco mais além que isso, com esta manipulação dos dados, que chegaram em até 900% de aumento do resultado, do que realmente acontecer, o Facebook, fez com que o produto vídeo, dentro do seu portifólio de serviços, fosso colocado como uma grande solução, o que não era, mas hoje assim o é. Então a pergunta que me faço, isso não seria uma forma de manipular o mercado, pois estamos falando com o maior e principal player do mercado de redes sociais do mundo, então qualquer informação colocado por ele, repercute como sendo algo verdadeiro.

Se os fatos aconteceram em 2016, a depois disso o Facebook foi visto mundialmente como uma incrível solução de publicação de vídeos, que na época não era, e inflou números para dizer que era, então devemos refletir o volume de anunciantes que colocou verba nesta solução e não tiveram resultados por que os números era falsos, os produtos que não venderam pelo mesmo motivo, a verba que deveria ter ido para outras soluções que realmente mostravam seu valor e não foram e a opinião dos profissionais que foi manipulada por estes números.

É muito interessante, alguns podem dizer que estou brigando como Facebook e isso não é verdade de forma nenhuma, acho o ferramenta excelente, uso para trabalho diariamente, estou sim lutando pela regras de mercado, pela verdade e transparência e que os U$40 milhões nada representam, com os bilhões que o Facebook, passou a faturar globalmente com a sua solução de vídeo.

            Isso é muito semelhando com aquelas empresas que comercializam produtos de má qualidade e fazem a conta da % de clientes que voltam para reclamar e se a conta dessas for menos que 1/7 do total de vendas, continuam a vender estes produtos de qualquer forma. Faz parte do perfil do publico brasileiro, não ir a justiça buscar por direitos sobre produtos que empresas comercializam com erros, defeitos e ou mentiras para inflar a verdade.