Bom para a maioria dos clientes, a primeira pergunta seria, o que é ad validation? Então precisamos ser um pouco mais profundo e técnicos, para depois explicar qual a vantagem de ter um parceiro.

                  Ad validation é uma tecnologia que se iniciou em 2014, com a mensuração de quantos porcento (%) da área de um criativo (banner de internat) o internauta realmente vê durante a navegação e quanto tempo, o mesmo fica presente na tela em segundos, com isso em 2015, surgiu o termo “viewability”, que rapidamente foi adotado pelo mercado e pelo IAB, para medir eficiência das campanhas de internet. O que significa o “viewability” eficiente? Significa que o internauta foi impactado por 50% da área do criativo, por mais e 1 segundo, isso significa que a campanha esta tendo uma boa, ou uma eficiência aceitável. Esta metodologia foi adotada como métrica oficial do mercado em 2015 e passou a ser um item de comprovação para todos os clientes como item importante das campanhas, pois caso o “viewability” fosse abaixo dessa métrica, entende-se que nem o trabalho de marca (branding) esta sendo efetivo. Claro que cabe diversas discussões, porem o mercado europeu já adota um “viewability” um pouco mais agressivo, de 60%/1s, o que mostra que a informação é bem relevante para as campanhas. Com isso vieram outras discussões, de clientes que aceitam somente campanhas com esta índice, alguns clientes colocam a clausula de não pagamento de volume com “viewability” abaixo dessa métrica, enfim, diversas discussões para que as campanhas melhorem resultados.

                  A necessidade de melhorar resultado é item constante das discussões de marketing digital, mas como é item de discussão se a maioria, não mensura este item, por isso é uma metodologia que começa a ser constante nos mercados internacionais, pois com isso se melhora a eficiência dos investimentos de mídia digital. Gerando economia ou melhor alocação de investimentos, hoje a tecnologia nos permite mensurar não somente campanhas de display/ criativos, mas também de vídeos, redes sociais (Facebook e Instagram), performance (Google e Youtube), ou seja, a tecnologia permite que clientes possam garantir que veículos apresentem suas campanhas para uma efetividade de clientes, tornando a distribuição de investimento mais efetiva.

                  A Fitmedia, empresa do grupo AD3Plus, já integrou uma plataforma como estas a mais de 3 anos, mensurando 100% de suas campanhas, hoje qualificando as entregas e gerando um CTR muito acima do normal do mercado, com isso, as campanhas tem um ROAS (retorno de investimento em mídia) bem mais efetivo, em 2017, criamos uma métrica própria para media esta efetividade chama de “viewinteresting”, para saber mais, clique aqui.

                 O imporante é que a partir dos dados apresentados na plataforma, os clientes anunciantes e agencias, tenham informações e dados para que possam tomar decisões rápidas e cobrar mais dos canais e publishers, garantindo que a qualidade do que esta sendo entregue, cumpra seu papel no planejamento de marketing, desde uma simples informação como o “viewability” de uma campanha, como o target match, ou seja, quantos porcento dentro do target de interesse da campanha/ anunciante esta sendo efetivamente entregue. O que vemos é que muito do que é entregue no mercado, esta abaixo dos padrões europeus de qualidade, pois o mercado ainda não se acostumou e compreendeu totalemente o uso a plataforma, mas por exemplo, uma campanha com um viewability de 20%, depois de analisado pela tecnologia, feito ajuste e subir este “viewability” de 80%, significa que esta tendo uma perda ou dispersão do investimento de mídia de 80%, que passou a 20%, isso represente um ganho de efiência, mais que relevante, isso se tratanto de qualquer tipo de campanha, em qualquer tipo de plataforma.

                  Depois desse período, a Holding AD3Plus, firmou uma parceria com a principal plataforma europeia de ad validation, para oferecer para o mercado da América Latina, a Meetrics, plataforma pioneira de ad validation no mundo, com clientes de grande porte na europa, passa a ser comercializada pela Adtrue na America latina. Quer saber mais, acesse adtrue.com.br