No processo da compra programática, um dos principais agentes que faz com que o processo funcione é o RTB (Real Time Bidding), ou leiloeiro como gosto de chamar. É aquele que gerencia a DSP, que dá o lance de interesse na impressão e a SSP, que é quem recebe o lance e entrega a impressão.
Sem estas 3 figuras, (RTB, DSP e SSP) o processo de compra programática ficaria quase parecido a uma compra simples, gerenciada pelas plataformas tradicionais de entrega de mídia.
Segundo dados do IAB internacional, em 2015 tivemos mais de US$ 8,2 bilhões em fraudes na mídia online.
Bem, o fato é que nos últimos tempos, bilhões e bilhões de impressões tem sido servidas pelas SSP para as DSP e os leiloeiros não estão mais tão atentos à qualidade dos produtos que estão sendo leiloados. Eles já estão com os olhos cansados e precisam de ajuda.
Neste momento apresentamos o AVALIADOR do leiloeiro, uma figura nova que faz parte de um processo que dura 0,0003 segundos e que analisa e melhora a qualidade desse lance (BID). Chega assim, o Pré-bid, uma forma de diminuir a fraude da compra programática de mídia online.
O Pré-bid chega para validar a qualidade do inventário que o anunciante compra, no RTB. Ele aumenta o tempo do BID (lance) porém, de uma forma que o RTB não seja prejudicado, melhorando assim a qualidade da impressão adquirida neste RTB e ajudando o leiloeiro e o leilão e terem melhores inventários e resultados.
A trading desk da Fitmedia saiu na frente e já plugou sua ferramenta a alguns parceiros para garantir esse pré-bid. São parceiros de peso, como Double Verify, Adllok, Meetrics e Integral Ad Science e que colocaram esta discussão da qualidade do inventário a algum tempo.